segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Pristina, Kosovo

20/01

Recém chegado do curso de Esqui, os dias já escaciavam para retornar a Portugal... então decidi arranjar companhia para a Louca viagem ao Kosovo e á Bosnia! (In)felizmente os Polacos e os franceses já tinham ido a Sarajevo entao desmarcaram-se facilmente, os erasmus dos outros blocos também (menininhos) se desmacaram. Só uma menina, que estuda política estrangeira é que teve as "mamas" no sitio para se juntar a mim. Decisão tomada e rapidamente aplicada, sem plano de viagem, metemo-nos no Bus para Skopje e daí para Pristina.
Fronteira como se fosse um país verdadeiro, e com a tabuleta da ONU a dizer "Welcome to Kosovo - United Nations Mission in Kosovo"!
"Chegamos" =)









Bus station de Pristina
fomos avisados que a estação era o caos, mas nem era má (dentro dos possiveis, OK a de vlc é melhor :) Tinhamos um contacto couchsurfing, de uma Canadiana, a Terri, que dava aulas na melhor escola privada do Kosovo "Ameican School of Kosova", com um amigo igualmente Canadiano (na foto). Já lá leccionava á 2 anos e apesar de todas as condições dificeis que aquele povo e os seus alunos viveram estava a adorar.
A casa dela
mesmo no centro da capital, janelinha orientada para a avenida principal e Grand Hotel (atingido durante a guerra com Milosevic), Terri vivia numa humilde casa no 6º andar (sem elevador), andar este que tinha uma jaula anti-roubo lol. Dentro da casa, era tudo normal, mas saliento o facto da luz e a água acabarem ás 2h da manha e recomeçarem ás 6h. Garrafões de 5 litros de água e velas ocupavam uma vasta área na sua casa "we get used to this type of life" diz ela.

o clube lá da zona
A conviver com os alunos da Terri
parte detrás do estádio
No miradouro da cidade, estão lá sepultados vários heróis de guerra... entre eles o mítico o exPresidente e pacifista Hibraim Rugova.










Cozinha típica Kosovar
O campo de basquetebol lá da zona (peq. sinagoga em frente)

sala de aula da Terri

A proxima paragem foi Podgorica (Monte Negro), com o objectivo de chegar a Sarajevo o mais rapido possivel, queriamos ir por Novi Pazar (Sérvia) mas por causa dos problemas entre o KOSOVO e a SÉRVIA, nao podiamos atravessar essa fronteira. Mas a viagem de Bus pela costa Adriática de Monte Negro valeu bem a pena o tempo perdido! =)

Sem comentários: