segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Republica Checa - Praga | Karlovy Vary | Sokolov ___ nov 2007

20.11.07
Chegada a Praga! Viagem muito curta, mas suficiente para fechar os olhitos... A minha amiga e conterrânea Juliana, que lá está a fazer Erasmus orientou e esperou-nos na paragem de metro, levando metade da comitiva para a sua residência, enquanto que o resto se encaminhou para um Hostel bem no centro. Bem cedo, (14h) no dia seguinte, saimos da residencia depois de uns terem dormido todos encavalitados uns nos outros no 4to da Ju. Ela que teve de "expulsar" a Elsa, sua roommate, para outro 4to... o João agradeceu =P


A cidade é realmente lindíssima e está seguramente no meu top 5! Apesar de encontrares muitos turistas mtos mesmo e ouvires o ingles por tudo o que é sítio, a cidade atraiu me muito! O rio Vltava que parte Praga a meio dá sempre aquele toque especial... Capitais sem um rio para complementar a sua magia valem pouco! Foi nesta passeata, com o Cliff, o Rui, o Petas, a Ju e um amigo dela, em que o crl do Cliff :) se lembrou de dar ouvidos ao que o Petas e eu diziamos e fez algo que já pensei fazer mtas vezes mas faltoume sempre tomates! Que foi, assustar um sentinela, aqueles que passam o dia tipo estátuas, tão a ver a cena... lol que riso! Era noite de Futebol, Portugal ía jogar com a Filândia. Com mesa reservada num restaurante com muitas televisoes com vários jogos ao mesmo tempo, o Tuga Power era imenso. Eramos mais que mtos, além dos que estavam de passagem (15), mais eram os que lá residiam! É claro que derretemos aquilo todo... mas nao a Filandia, já que empatamos a zero, mas enfim, passamos! =)



Seguiu-se Erasmus Fiestaaa! numa disco perto da ponte principal! Muitas nacionalidades lá presentes e Gambrinos também heheeh



























22/11/07 - Acordei sobresaltado! Mas os que dormiam no 4to da Ju acordaram mais, já que a segurança da residencia resolveu fazer uma visturia aos 4tos e pronto... encontrou 7 pessoas a dormir num 4to! Circo do caraças! Resultado: Zero problemas para as residentes, mas uma coima teve k ser paga pelos que lá estavam a dormir. Azares que servem sempre para mais tarde recordar.


Este foi dia de visitar o meu amigo Checo, Stych á sua terrinha. Em Karlovy Vary, uma cidade muito simpática e calma, lá estava ele com um amigo á nossa espera (Cliff e eu). Mostraram-nos a cidade, "king of spa", como era assim publicitada. 14 diferentes fontes de água de origem vulcanica foram o ponto atractivo, provamos um pouco de cada uma, as quais abrigavam diferentes sabores e beneficios. O Stych avisou, "bebe pouco porque senao vais ja a casa de banho", efeito laxante dizia ele, obviamente que acatamos o conselho =))) Outra curiosidade: Num dos Hoteis desta cidade foi filmado o "Casino, James Bond". No filme, dizem que tudo se passou em Monte Negro, mas não, tal como o Borat, que foi filmado na Roménia e nao no Cazaquistao. Promenores! Chegados a SOKOLOV, a verdadeira cidade natal do Stych, fiquei chocado com a termenda importancia dada ao acto de "tiras os sapatos antes de andar pela casa"... mais do que isso, e acto constatado pelos meus olhinhos: TODOS os alunos, docentes e empregados nas escolas tambem o fazem... Tudo de chinelinho no pé, salas alcatifadas e cacifos individuais para cada menino! É assim a educaçao na RCheca. Vi um treino de Hoquei no Gelo, e ganhei um disco... nao é um disco qualquer (para mim até era) até ao ponto que um amigo do Stych, um experiente da matéria (é arbitro) descobriu no disco 3 palavras que mal se notavam "MADE IN CZECHOSLOVAKIA" e disse: "U r very lucky, i never see nothing like this in my all life..." o disco ao que parece tem mais do que 15 anos, é da altura em que os 2 paises ainda estavam juntos num só... Uma reliquia =))) Visitamos o Museu da bebida Checa mais conhecida "Becherovka" e provamos 3 shotzinhos! Foi perfeito pk depois tinhamos a viagem de 2h de regresso a Praga e dormimos que nem meninos =)

De volta a Praga, 6feira, a nossa ultima noite, encontramo-nos com a minha amiga Checa que tambem fez Erasmus no Porto, a BArbora, jantamos todos juntos e depois de tentarmos varios bares (sem sucesso), encontramos um kuase kuase a fechar, mas que nos deixaram entrar "Just one beer!" dizia a empregada... Tá bem Tá! A rapariga curtiu-nos, o patrao tambem, ficamos lá ate fechar, bebemos á pála e até tiramos uma fotografia muito engraçada...: 2portugueses, 2checos, 1ucraniana, 1eslovaca, 1 francês, 1alemã e 1polaca, uma verdadeira miscelânea de nacionalidades ah!!! De seguida orientamo-nos para a Disco (que dizem ser) a maior da Europa Central - Karlovy Lazne Club Prague - 5 pisos, 5 estilos diferentes de musica! Foi muito bom... Encontramos lá o Tiago, o unico portugues de Bucarest que lá foi, o NEgga!! heeeh Balanço: Muito positivo, é sempre bom ver amigos em paises diferentes, ambientes diferentes, conhecer mais pessoas e sitios e provar outras cervejolas. A vivência de aventuras que nunca mais serão repetidas, é de salientar, como diz o Simão num post: "O que realmente marca esta viagem sao as pessoas e o "viver" isso sim é o que vai e vamos guardar para sempre" =)


Agradeço toda a disponibilidade da menina Juliana, como já te disse: "outra coisa era impossivel de esperar de ti"! :) Também da Elsa, do João, etc...



Mais a viagem ainda nao tinha acabada na real verdade! uma fatidica noite/dia ainda nos esperava em Viena. Á espera do aviao de regresso para Sofia, ía-me divertindo com o Cliff (a fazer asneirinhas, mesmo á putos), mas esta foi a unica maneira de nos mantermos despertos, a qual mas tarde nos arrependemos... Pois... O nosso voo foi cancelado, o pessoal de Bucarest embarcou +/- á hora, mas o nosso ficou para a noite... Ou seja, passamos + de 24h no aeroporto, eram 1 a.m. quando aterramos em Sofia, com um ligeiro desvio de rota por Varna... Enfim, agora digo k foi engraçado, mas no momento nao é bem assim =P
Beijinhos e Abraços

2 comentários:

Anónimo disse...

muita fixe.qd forem velhinhos vão curtir bué estas cenas.aproveitem bem.

Anónimo disse...

I’ve been to Prague many times and I never get sick of it. I love the small streets and the mystic environment. I found the city very safe, I never had a problem for being out until late and alone or ever saw any incident.
What I also enjoy in this city is the night life, the Prague music clubs are all so cozy and have such a nice environment and decoration and make you want to stay long. If you want to go there again I leave you here a nice site with good clubs to go.
I am doing Erasmus now in Portugal and I love Bairro Alto and the small streets of Lisbon. I am also learning Portuguese and enjoying the country.
Have fun